Mesários conectados

Tecnologia é aliada dos mesários nas eleições de 2016

No Paraná, aproximadamente 126 mil pessoas foram convocadas para trabalhar como mesários nesta eleição, 13 mil deles somente em Curitiba, segundo informações da Justiça Eleitoral. Apesar de não serem remunerados pelos serviços prestados, os mesários convocados ou voluntários têm direitos a alguns benefícios específicos, como a vantagem nos critérios de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e, caso previsto em edital, também de concursos de outros órgãos públicos.

Uma das mesárias convocadas foi Gisele Nardino Pereira, funcionária da Serpro. Dentro da Unicuritiba, ela exerceu a função de “Roteirista”, ou seja, ela dava informações e orientava os eleitores dentro da universidade. Com um celular na mão, Gisele tirava as dúvidas através do aplicativo Mesários. “Também estamos conectados diretamente com a chefia da Justiça Eleitoral”, esclareceu. As dúvidas com a chefia eram tiradas pelo watsapp. “Os aplicativos facilitaram muito nesta eleição”, elogiou. Esta foi a quinta eleição que a funcionária pública trabalhou. “Foi bem tranquila em relação às outras”, avaliou.

Outra voluntária convocada para trabalhar foi a estudante de Direito Ana Luiza de Oliveira, de 20 anos. “Além de ser a primeira eleição que trabalho, também foi a primeira eleição que votei”, relatou. De acordo com ela, a eleição foi tranquila e os únicos problemas que teve que ajudar foi o esquecimento de alguns eleitores. “Vieram sem cola e na hora da votação não sabiam o número do candidato. Para isso, tínhamos uma lista na porta de cada sessão”, orientou.

Também convocada para esta eleição, Graciele Amora ficou na seção de justificativa de votos. De acordo com ela, pelo menos 200 eleitores foram se justificar com ela. “Foi tranquilo”, assegurou. Trabalhando em sua segunda eleição, Graciele afirma que o número de justificativas caiu em relação à eleição passada em 50%.

Dispensa

Os mesários e componentes das juntas apuradoras recebem dispensa do trabalho (público ou privado) pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral, auxílio-alimentação para o dia da eleição e créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, caso sejam conveniadas com os tribunais regionais eleitorais.