Brasília – Investir na capacitação e nas condições de trabalho dos policiais. Essas são as principais medidas que precisam ser tomadas para melhorar a segurança pública, na avaliação dos representantes de entidades policiais. ?O que nós precisamos é investir no policial, investir na inteligência, temos que a investigação se antecipe ao crime?, afirmou o presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo (Sipesp), João Batista Neto.
Nesta segunda-feira (14), o 1º Encontro Nacional dos Líderes de Associações e Sindicatos da Polícia reuniu representantes de 18 estados e do Distrito Federal, no Ministério da Justiça, para discutir o tema da segurança pública no país.
Para o vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), João Valderi de Souza, é preciso garantir segurança para que os policiais trabalhem no combate à criminalidade. ?O soldado não tem a segurança dele próprio, da família, como aconteceu com um soldado na semana passada em São Paulo, quando ele voltou para casa ela estava incendiada?, disse.
"Quem é que vai dar outra casa a ele se o estado não o protege em nada? Quem é que vai dar outra situação de vida para ele, com o salário miserável que ele recebe?".
No encontro, também foi discutida a necessidade de criação de uma entidade nacional para representar todos os policiais.