A Delegacia de Armas e Munições entregou, nesta quinta-feira (09), 40 novas armas para policiais do litoral do estado. A entrega aconteceu no Estande de Tiros de Paranaguá. ?A partir de agora os antigos revólveres serão substituídos para dar lugar a armas mais modernas, potentes e eficientes?, declarou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari. Na próxima semana as delegacias e distrito policiais de Curitiba deverão começar a receber as novas armas.
Serão entregues 5.239 pistolas semi-automáticas calibre ponto 40, 1.250 para policiais civis e 3.989 para policiais militares de todo o Paraná. O litoral do Estado é a primeira região a receber as novas armas. ?Estamos começando a distribuição aqui na Subdivisão de Paranaguá, que repassará as armas para os seus policiais. Esperamos que até o final do mês de março todas as delegacias tenham recebido as novas pistolas?, informou o delegado titular da Deam, Luis Fernando Artigas Júnior, responsável pela distribuição das pistolas à Polícia Civil.
Ainda de acordo com o delegado, no momento da entrega das novas pistolas, os policiais passam por um exame de proficiência para verificar se eles têm condições de portar a nova arma. ?Este teste mostra se eles estão aptos para manuseio das pistolas?, disse. Segundo Artigas Júnior, os policiais que não alcançarem a pontuação mínima, serão encaminhados para Escola de Polícia, em Curitiba, onde deverão passar por curso de aprimoramento.