Policiais militares do 5.º Batalhão de Londrina receberam 300 novas pistolas semi-automáticas, calibre ponto 40, compradas pelo Governo do Paraná para modernizar o armamento dos policiais de todo o Estado. Agora, um primeiro grupo passa por avaliação para verificar as condições de tiro e manuseio da arma. ?Este teste mostra se eles estão aptos para manusear as novas pistolas?, disse o tenente do 5.º Batalhão da PM, Ricardo Eguedis.
De acordo com o tenente, nesta primeira etapa cerca de 300 policiais vão passar pela instrução, que deve terminar em dez dias. ?Estamos dando prioridade aos policiais que trabalham diretamente na rua, com a segurança direta da população?, contou. Foram formados grupos de aproximadamente 25 policiais e as instruções estão sendo realizadas na sede do 5º batalhão em Londrina. ?O teste de aprimoramento tem duração de mais ou menos cinco horas e os policiais que não alcançam a pontuação necessária, não recebem as armas e são encaminhados para um curso intensivo?, disse o tenente.
Durante a instrução de tiros os policiais passam na primeira etapa por uma aula teórica e em seguida são encaminhados para a parte prática, onde aprendem as técnicas e as melhores maneiras de manejo das pistolas, além de receberem dicas de tiros. ?As aulas estão sendo muito positivas para os policiais. Até agora, todos conseguiram alcançar a pontuação necessária e mostraram que estão capacitados?, finalizou Eguedis.
Modernas
Os antigos revólveres começaram a ser substituídos em fevereiro deste ano, quando o governador Roberto Requião e o secretário da Segurança, Luiz Fernando Delazari, entregaram 3.989 novas armas para a Polícia Militar e outras 1.250 para a Polícia Civil.