A Secretaria da Segurança Pública deflagrou, na manhã desta sexta-feira (30), no terminal de embarque de passageiros para a Ilha do Mel, a Operação Travessia. Os policiais da Divisão de Narcóticos e do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais) da Polícia Civil passaram o dia vistoriando, por amostragem, bolsas e sacolas com ajuda de cães farejadores. ?As polícias Civil e Militar trabalham para coibir o tráfico, apreender entorpecentes e prender pessoas que estejam traficando?, afirmou o delegado Valmir Soccio, coordenador das ações da Polícia Civil durante a temporada no litoral.
A ação integra a Operação Viva o Verão. ?A polícia está tomando conta de todos os locais no litoral, inclusive a Ilha do Mel?, completou o delegado Osmar Neves Feijó, da Delegacia de Antitóxicos. Os policiais estiveram atentos à movimentação de todas as pessoas que circulavam pelo local. Para tornar o trabalho mais ágil e evitar constrangimento aos turistas, foram usados dois cães farejadores, o labrador Tyson e o pastor alemão Lyon. As bolsas eram colocadas enfileiradas e os cães buscavam encontrar, pelo faro, qualquer tipo de droga.
De acordo com Alfredo Mueller, responsável pelos cães da Polícia Civil no Paraná, Lyon é o único cão farejador do Estado com certificado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em localização de droga. ?Recebemos auxílio enorme dos animais que são muito versáteis para este tipo de operação?, disse ele. ?Esse trabalho é muito importante para a população em geral, porque é um alerta para aqueles que estão mal intencionados com relação a roubo, drogas e outros crimes?, explicou Feijó. ?É mais uma ação preventiva e o objetivo é deixar as pessoas que querem se divertir e passar o reveillon tranqüilo com a família sem qualquer perturbação?, disse o delegado.