O Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar (BPRv) começa, às 18h desta quarta-feira (01), a Operação Finados 2006. Até as 8h da manhã da próxima segunda-feira (06), os policiais vão reforçar o policiamento nos 15 mil quilômetros de estradas estaduais e federais sob a responsabilidade da PM. ?Os motoristas precisam ter em mente que não dá, por exemplo, para atrasar a saída e tentar antecipar a chegada. Isso gera uma mistura de abuso de velocidade com ultrapassagens arriscadas, que resulta em acidentes. É a fórmula da tragédia?, disse o comandante do BPRv, tenente-coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.

continua após a publicidade

O fim de semana prolongado, por conta do feriado de Finados, na quinta-feira (02), faz com que muitas pessoas aproveitem para viajar, uma vez que a sexta-feira poderá ser ?emendada?. O BPRv acredita que o maior fluxo de veículos deverá ter como destino o litoral paranaense. ?Daremos atenção especial para esse trecho, mas não descuidaremos do interior do Paraná?, disse o comandante. Os policiais que atuam no batalhão estarão de prontidão em atividades de orientação e operações simultâneas nos 64 postos de policiamento. ?Nossa intenção, como ocorre em todos os feriados, é prevenir acidentes e principalmente mortes?, completou.

O monitoramento a ser realizado pelos policiais será concentrado nos trechos considerados críticos e com maior incidência de acidentes. ?Optamos sempre pelos pontos de alto potencial de risco, onde montamos nossas bases de observação?, explicou o coronel Rodrigo. De acordo com ele, outras atividades a serem desenvolvidas são relacionadas à prevenção, fiscalização e orientação aos motoristas. O objetivo, conforme o comandante, é evitar os acidentes que somaram 185 em operação semelhante no ano de 2005. A estatística mostra ainda que entre os dias 2 e 6 de novembro do ano passado 23 pessoas perderam a vida e outras 165 pessoas ficaram feridas, nas estradas. Qualquer emergência em rodovias sob responsabilidade do BPRv pode ser comunicada pelo telefone 198.

continua após a publicidade