Depois de fazer uma varredura na Vila Verde no início da manhã da última terça-feira (28), a Secretaria da Segurança Pública reforçou a fiscalização na área. As equipes que integram a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) estiveram na vila com mapeamento para vistoriar bares, durante a noite. Treze funcionavam sem autorização do município e, em um deles, foi apreendida uma máquina caça-níquel. ?A operação que está sendo realizada na Vila Verde não é só uma ação policial, mas sim uma ação de resgate da autoridade do Estado e do município?, afirmou o tenente Olavo Vianei Nunes, coordenador operacional da Aifu.

continua após a publicidade

Os bares foram escolhidos a partir dos dados de ocorrências policiais atendidas na Vila Verde. ?São pontos comerciais que fomentam a ocorrência de crimes, que não atendem ao que está previsto no Código de Posturas de Curitiba e que acabam gerando problemas e prejudicando a qualidade de vida no entorno?, disse o tenente Vianei. Segundo ele, um exemplo clássico é o bar cujo proprietário tinha autorização para vender apenas bebidas e decidiu abrir uma lanchonete. ?Para isso, ele teria que ter a aprovação da vigilância sanitária e seguir os padrões mínimos de higiene recomendados, o que não ocorria?, descreveu. Participam da Aifu, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública, além das polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e equipes dos órgãos municipais de fiscalização, como a Vigilância Sanitária, Secretaria de Fazenda.

Ação

No segundo dia da grande operação de segurança pública na Vila Verde, o número de pessoas abordadas passou para 143 e o de veículos vistoriados subiu para 23. No primeiro dia, uma pessoa havia sido detida por estar em uma residência onde foram localizadas 55 pedras de crack e um veículo furtado foi encontrado abandonado na área da Vila Verde.

As polícias Militar e Civil chegaram à Vila Verde no início da manhã de terça-feira e foram direto aos 10 pontos previamente informados para cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão. Com cerca de 150 homens em 55 viaturas e apoio de um helicóptero e de cães farejadores, os policiais permaneceram no local até o fim da manhã. Em seguida, foi mantido na área um policiamento reforçado, inclusive com o uso da cavalaria.

continua após a publicidade