O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), em parceria com a Subdivisão da Polícia Civil de Foz do Iguaçu, prendeu uma das líderes do tráfico de drogas em Foz do Iguaçu. Célia Aparecida Giomo, 36, conhecida como ?Dona Fifa?, foi presa na segunda-feira (13), no cumprimento a um mandado de prisão preventiva, acusada de financiamento ao tráfico. Segundo o delegado Renato Bastos Figueiroa, do Cope, ela administrava o tráfico e vendia drogas em Foz do Iguaçu, mas seu maior mercado era em Curitiba.
?Dona Fifa não mexia com a droga, administrava outras pessoas para fazer o serviço e só recebia o lucro. Dificilmente a gente consegue chegar a quem comanda o esquema. Neste ano, esta foi a prisão mais importante em relação ao combate ao tráfico de drogas. Certamente é um grande desfalque para o comércio de drogas?, afirmou Figueiroa.
Segundo ele, Dona Fifa era a pessoa que fornecia todos os meios para que o tráfico pudesse acontecer. ?Ela gerenciava todo o esquema, negociava com quem vendia a droga do outro lado da fronteira e com quem comprava e também administrava quem transportava o entorpecente até a capital?, contou. O Cope investigava Dona Fifa desde março deste ano. ?Nossa unidade fez várias prisões relacionadas ao tráfico de drogas que vinham de Foz do Iguaçu. Com a prisão do José Costa Portes, no dia 1.º de novembro, foi possível localizar, finalmente, Dona Fifa?, relatou.
Bar
Figueiroa contou que, após a prisão de Portes, os investigadores descobriram que ela tinha um bar no centro de Foz do Iguaçu, na rua Engenheiro Rebouças, 892. Os policiais foram até o endereço e descobriram que o nome verdadeiro dela seria Célia Aparecida Giomo. ?Solicitamos, então, o mandado de prisão preventiva na Vara de Inquéritos, e no final da tarde de segunda-feira (13), fomos até o bar prendê-la?, contou.
Agora a polícia procura uma moça identificada apenas por Silvana. ?Ela trabalhava para Dona Fifa e seria responsável pelo transporte da drogas até a capital?, contou. A polícia vai investigar também quem vendia a droga, do outro lado da fronteira, para a acusada.
Fifa será indiciada por financiamento ao tráfico, e pode ser condenada à pena de oito a 20 anos de reclusão. Ela já tinha uma passagem por tráfico de drogas pela subdivisão de Foz do Iguaçu. Silvana, quando for identificada e presa, será indiciada por associação ao tráfico de drogas.
Legislação
O financiamento ao tráfico é um artigo que veio com a nova lei sobre o tráfico de drogas, aprovada há cerca de um mês pelo Poder Legislativo. Se estivesse em vigor ainda a legislação antiga, Fifa seria indiciada por associação ao tráfico, que prevê pena de três a dez anos de reclusão e multa de 700 a 1.200 dias-multa (o juiz define o valor do dia-multa, levando em conta a renda do réu). Com a nova legislação, acrescentou-se um artigo (36 da lei 11.343), que pune por reclusão de oito a 20 anos e pagamento de 1.500 a 4.000 dias-multa, para quem financia ou custeia a prática do tráfico de drogas. ?Ou seja, o legislador quis ser mais rígido com a pessoa que está por trás dos traficantes menores?, explicou Figueiroa.