Everson Bressan / SECS |
A compra de pistolas semi-automáticas calibre ponto 40 representa investimento de mais de R$ 9,3 milhões para o Estado. |
Policiais militares e civis vão receber pistolas semi-automáticas novas, dentro do plano de renovar e modernizar o equipamento utilizado pela polícia paranaense. A autorização para a compra de 5.239 pistolas calibre ponto 40 foi assinada pelo governador Roberto Requião assinou, na segunda-feira (24), e representa investimento de mais de R$ 9,3 milhões para a compra das armas.
?Estamos, desde o começo deste governo, reequipando as nossas polícias com tecnologia de ponta. Além disso, estamos reformando delegacias e melhorando as condições salariais das classes. Vamos entregar para a Assembléia Legislativa o plano de reajuste salarial para investigadores e escrivães, estamos preparando o aumento para a PM e já reabrimos o canal de negociação com os delegados da Polícia Civil?, disse o governador. Também novos presídios estão em construção para acabar com a superlotação nas cadeias, o que vai melhorar as condições de trabalho de policiais civis.
De acordo com o protocolo da compra, 1.250 armas serão entregues para a Polícia Civil e 3.689 equiparão os policiais militares do Estado. Em no máximo 30 dias as armas começarão a ser entregues para as corporações. ?A nossa previsão era comprar 4,5 mil pistolas neste ano, mas, com os investimentos maciços do governador na segurança pública, fomos autorizados a aumentar esta cota. Os antigos revólveres serão substituídos para dar lugar a armas mais potentes e eficientes?, disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
Desde 2003, o Governo do Paraná havia comprado 2.950 armas de fogo para modernizar o armamento das polícias do Estado. Além disso, cerca de 12 mil coletes à prova de balas, três mil bastões e 1,6 mil novos veículos já foram entregues. Ainda para este ano, a Secretaria da Segurança Pública deve entregar cerca de 800 novas viaturas para a Polícia Militar e os policiais do Grupo Tigre (Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial) receberão 25 fuzis especiais. ?Há anos esperávamos estes equipamentos para trabalhar e este governo cumpriu a promessa e está reequipando as nossas polícias com tecnologia, recuperando o que outros deixaram de fazer?, disse o delegado do Tigre, Riad Farhat.