O Comando do Policiamento da Capital da Polícia Militar divulgou, nesta quarta-feira (09), o relatório final da operação de combate à exploração de jogos de azar por máquinas caça-níqueis. Na ação, realizada durante todo o dia e parte da noite da terça-feira (08), foram recolhidas 121 máquinas. Os policiais visitaram 263 estabelecimentos em todos os bairros de Curitiba e nos municípios que fazem divisa com a capital. Ao todo, foram detidas 47 pessoas e um adolescente foi apreendido. Em Almirante Tamandaré, foi encontrado um carro lotado de mercadoria supostamente contrabandeada do Paraguai.
Participaram da operação policiais militares de todos os batalhões de Curitiba e da região metropolitana e também as equipes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana, que englobou também a Polícia Civil. A ação foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública, atendendo ao pedido do governador Roberto Requião de coibir, com firmeza, este tipo de contravenção. De acordo com o comandante do policiamento em Curitiba e região, coronel Avelino José Novakoski, diariamente a Polícia Militar realiza trabalho preventivo e repressivo para tirar de circulação os equipamentos ilegais.
O coronel explicou que o trabalho policial para recolhimento de máquinas caça-níqueis vem sendo realizado sistematicamente e os resultados podem ser percebidos no momento em que a polícia volta a determinados estabelecimentos e não encontra mais os equipamentos. ?Mesmo assim, recebemos denúncias e montamos operações como esta e conseguimos fazer grandes apreensões?, disse ele. Nesta ação policial foram vistoriados bares, casas lotéricas e lanchonetes, que são os estabelecimentos onde há denúncias de exploração deste tipo de contravenção. Os locais suspeitos são vistoriados e, caso sejam encontradas as máquinas, os proprietários ou responsáveis são levados para a delegacia.