Guaratuba foi o município escolhido para a terceira operação policial da equipe da Força de Ações Litorâneas (FAL), criada pela Polícia Militar para realizar trabalho preventivo de combate à criminalidade nos municípios do litoral paranaense, durante a Operação Verão. Os policiais militares estiveram, na noite de quarta-feira (21) e madrugada de quinta-feira (22), em 28 bares e também vistoriaram 82 veículos. Foram abordadas e passaram pela revista pessoal 240 pessoas. Duas motocicletas foram apreendidas por estar com as características adulteradas e falta de pagamento de licenciamento. Dois homens foram detidos e encaminhados para lavratura do termo circunstanciado por porte de maconha.
Os policiais da FAL fizeram rondas e abordagens nos bairros de Piçarras, Mirim, Cohapar, Vila Esperança, Coroados, Brejatuba, Carvoeiro e ainda no centro e na Avenida Atlântica, incluindo o Morro do Cristo e a Praia Central. De acordo com o coordenador das ações da FAL, capitão Marcelo Figueiredo, o trabalho da equipe, que teve início no sábado (17), tem por objetivo prevenir todos os tipos de crime e evitar outras irregularidades, como em documentação de veículos e na falta de pagamento de taxas e impostos. ?Queremos fazer com que a permanência dos veranistas seja tranqüila?, disse o capitão.
Esta foi a segunda ação policial da FAL realizada à noite e de madrugada. A primeira foi em Matinhos, no sábado (17). Lá, foram detidos dois homens que usavam drogas e apreendidos dois veículos cujos condutores abusavam de som alto na Avenida Atlântica, em Caiobá. As abordagens realizadas em Matinhos somaram 350 pessoas revistadas. A primeira ação realizada durante o dia pela FAL ocorreu também em Matinhos, na tarde de quarta-feira. Foram feitos dois bloqueios em vias de acesso e saídas da cidade. Os principais problemas detectados foram relacionados à falta de pagamento de impostos e ainda ausência de habilitação por parte dos condutores e problemas com o lacre de um dos veículos.
O primeiro bloqueio, montado na PR-402, que liga Matinhos a Pontal do Paraná, durou cerca de uma hora. Os veículos eram parados e os passageiros revistados. Os policiais faziam ainda a vistoria completa dos veículos em busca de possíveis fundos falsos com droga escondida. Na seqüência, os policiais deslocaram até a avenida JK, que faz a ligação de Matinhos com a travessia do ferry-boat e leva a Guaratuba. No caminho, freqüentadores de bares eram abordados e era realizada a revista pessoal. No segundo bloqueio também foram encontrados veículos com irregularidades e um condutor que dirigia sem carteira de habilitação teve o carro apreendido e foi encaminhado para as providências cabíveis.
Periodicidade
As abordagens policiais da FAL não têm data e hora para acontecer. O capitão Marcelo explicou que o trabalho pode se dar tanto durante o dia quanto à noite e nas madrugadas. ?Não temos alvo específico. Vamos atuar sempre que houver necessidade. A intenção é evitar problemas para as pessoas de bem, que procuram as praias do Paraná para passar a temporada?, disse. O capitão falou ainda que esta primeira fase de ação da FAL está fazendo uma espécie de varredura em busca de pessoas que moram no litoral e que foram denunciadas pelos moradores por estarem praticando crimes ou contravenções. ?Isso é para garantir que, quando a temporada efetivamente começar, não mais tenhamos estas pessoas cometendo crimes, bem como vamos evitar que pessoas de fora venham para cá com este mesmo objetivo?, finalizou.