A Polícia Militar começou nesta semana a fazer blitze para orientar ciclistas em Guaratuba (Litoral do Paraná). A intenção é evitar acidentes com pessoas que usam este meio de transporte. ?Vínhamos observando que os ciclistas não tomam os devidos cuidados na circulação?, afirma o tenente Vilson Laurentino da Silva. As primeiras blitze aconteceram no cruzamento da rua Nicolau Abagge com Menelau Torres e Damião Botelho de Souza com Joinville. A campanha tem o apoio da prefeitura da cidade.
Entre os principais abusos constatados pela PM estão: trafegar pela contra-mão, avançar o sinal vermelho, cruzar a via pública na diagonal e trafegar em dupla. Para o tenente, se os ciclistas seguirem algumas orientações simples estarão colaborando para um trânsito mais seguro. ?De cada dez acidentes pelo menos metade tem ciclista envolvido?, afirma Silva.
Além da preocupação com a prevenção dos acidentes, as blitze têm como objetivo recuperar bicicletas furtadas ou roubadas. Na operação foram recolhidas ao pátio da PM 87 bicicletas, imediatamente liberadas assim que os donos apresentaram documento comprovando a posse ou então um comprovante de residência. Sete bicicletas ainda não foram retiradas.
Antes de reaver a bicicleta os ciclistas assistiram a uma palestra educativa. ?Eles foram informados sobre os perigos a que estão expostos ao circular com este tipo de veículo?, disse o tenente Silva. Ele explicou que tanto as blitze como as palestras vão ser realizadas de forma periódica e por tempo indeterminado em outros pontos da cidade e nos balneários de Guaratuba. ?Se cada um fizer a sua parte os acidentes vão diminuir?, afirma o oficial.