A Polícia Militar está com tudo planejado para garantir a segurança do eleitor no dia do referendo. O processo, que tem a coordenação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), seguirá o mesmo modelo de uma eleição. A Polícia Militar inicia a ?Operação Referendo? às 8h do dia 22 de outubro, seguindo com o policiamento especial até as 18h do dia 23.

continua após a publicidade

No domingo, haverá reforço com todo o efetivo disponível. ?Estamos discutindo com o TRE as reais necessidades e adequando as formas de fazer policiamento para que o eleitor possa exercer seu direito de voto dentro da maior segurança possível?, afirmou o major Douglas Sabatini Dabul, chefe do setor de Planejamento e Operações do Comando do Policiamento da Capital.

Em Curitiba e na região metropolitana, serão 943 locais de votação. As urnas serão entregues nas zonas eleitorais pelos funcionários dos Correios, orientados pelo TRE com antecedência para que, no dia anterior à votação, possam ser montadas as seções eleitorais, de acordo com o que estabelece a lei. Por conta disso, a Polícia Militar reforçar o policiamento tanto nos locais de votação, como nas suas imediações. ?Nossa tarefa é evitar a prática de crimes, não só os eleitorais, mas em relação à segurança da população de um modo geral?, salientou o major Dabul. ?Também estaremos seguindo as orientações dos da Justiça Eleitorais?, lembrou.

Serviço ? As pessoas que forem detidas por infrações, sejam crimes ou contravenções, no período compreendido entre 8 h e 18 h do domingo (23), serão encaminhadas para o Centro de Triagem, que funcionará, neste referendo, no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator, ao lado da Universidade do Esporte, no bairro Tarumã, em Curitiba.

continua após a publicidade

De acordo com a resolução 241/05 da Secretaria da Segurança Pública, para que seja garantida a tranqüilidade pública e para que a votação se desenvolva normalmente, fica proibida a venda de bebida alcoólica no período que vai da zero hora até a meia-noite de domingo (23).