Polícia Militar apreende mais de 120 caça-níqueis, nesta terça, em Curitiba

A Polícia Militar deu continuidade, nesta terça-feira, às operações de enfrentamento da criminalidade em Curitiba e na Região Metropolitana dando ênfase ao combate à exploração de jogos de azar com a utilização de máquinas caça-níqueis.

Das 10 horas às 13 horas, foram recolhidas 124 máquinas e detidas 45 pessoas. De acordo com o comandante do Policiamento da Capital da Polícia Militar do Paraná, coronel Avelino José Novakoski, esta grande ação policial é mais uma etapa entre as operações que estão sendo realizadas com o objetivo de dar maior segurança à população. ?Contamos com o fator surpresa e por isso os resultados são expressivos?, avaliou o coronel Novakoski.

Do começo do ano até esta última operação, a Polícia Militar recolheu 789 máquinas, sendo 556 na capital e outras 109 na região metropolitana. A ação desta terça-feira foi realizada com o emprego de efetivo dos três batalhões da capital, do Batalhão Metropolitano e da Companhia de Polícia de Choque.

Os policiais saem da sede dos batalhões com um roteiro previamente estipulado e, nas áreas em que irão atuar, as equipes se dividem, promovendo as revistas nos endereços onde há denúncias de exploração deste tipo de contravenção. As máquinas são recolhidas e os responsáveis, juntamente com o equipamento, são levados para a delegacia. ?Distribuímos o efetivo em pequenos grupos que conhecem bem a área e garantimos o êxito das buscas?, falou o coronel.

O 12.º Batalhão apresentou o maior índice de apreensões de máquinas nesta última abordagem, com 41 unidades recolhidas e um total de 14 pessoas detidas apenas nas três primeiras horas da operação. Na área do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio foram apreendidas 38 máquinas e detidas 15 pessoas. O 17.º BPM (Batalhão Metropolitano) recolheu 8 equipamentos e deteve quatro pessoas e a Companhia de Polícia de Choque apreendeu 5 máquinas e fez o encaminhamento de três pessoas.

O efetivo empregado na operação somou 163 policiais que usaram 30 viaturas, incluindo os veículos utilizados para o transporte das máquinas. ?Sempre vamos buscar atender a grande Curitiba, com ações específicas para cada região?, disse o comandante do CPC.

A principal detenção ocorreu na Vila Verde, na Cidade Industrial de Curitiba. Lá, num dos estabelecimentos visitados foram encontradas sete caça-níqueis. No momento em que os policiais se preparavam para recolher as máquinas, um motoboy chegou ao local para fazer os apontamentos do jogo e recolher o dinheiro arrecadado. Sílvio, 31 anos, estava com vários blocos de apontamento de movimentação de apostas e cerca de 30 chaves de máquinas.

No escritório dele os policiais apreenderam várias caixas com blocos de apontamentos. Santos e os outros detidos irão responder a termo circunstanciado, uma vez que exploração de jogo de azar não se trata de crime, e sim de contravenção penal.

Voltar ao topo