A Polícia Militar prendeu na tarde de sábado (17) dois homens que tentavam passar dinheiro falso no comércio de Pontal do Paraná, no litoral do Estado. Eles foram denunciados anonimamente e a partir das informações repassadas, como a placa do veículo Siena que usavam, foi possível efetuar a prisão.
Com eles os policiais encontraram uma nota de R$ 50,00 grosseiramente falsificada e vários documentos de procedência duvidosa, como uma identidade cujas informações da parte da frente eram do Instituto de Identificação do Paraná e a parte de trás de São Paulo. Outra identidade encontrada com um dos presos estava pela metade, só com a parte da frente.
Um dos presos seria Márcio Luiz Cristo, que responde a cinco inquéritos e a outros 15 processos judiciais pelos crimes de estelionato e furto, cometidos em Paranaguá e Antonina. Ele está em liberdade condicional desde dezembro de 2005 no processo em que foi condenado por estelionato. Márcio também usa uma identidade funcional de comissário de menores e uma carteira de oficial de Justiça, ambos do Poder Judiciário em Paranaguá.
O outro seria Jefferson dos Santos Pereira. ?Por conta de estarem envolvidos com estelionato não dá para saber nem o verdadeiro nome deles?, disse o tenente Jefferson Chamorro Berbert. Os dois foram encaminhados à Polícia Federal em Paranaguá.
Orientação
A Polícia Militar orienta aos comerciantes que estejam atentos na hora de receber o pagamento, pois com a grande quantidade de pessoas circulando pelo litoral paranaense neste feriado prolongado de Carnaval existe a possibilidade de golpistas tentarem passar dinheiro falso.
?Os golpistas aproveitam a correria e uma possível falta de atenção dos atendentes. Pedimos aos comerciantes que verifiquem as notas nos caixas e que em caso de suspeita liguem para o telefone 190 para que possamos evitar mais este tipo de golpe?, disse o capitão Pinheiro, comandante da Polícia Militar em Pontal do Paraná durante a Operação Viva o Verão.