A Operação Sossego Público que a Polícia Militar desenvolve no litoral paranaense vai ser mantida também durante o feriado de Ano Novo. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (28) pelo comandante da Operação Viva o Verão pela PM, major Ronaldo Antônio Maciel de Oliveira. Segundo ele, não vão ser tolerados abusos no volume de som em veículos nem em residências ou pontos comerciais. ?Sabemos que muitas pessoas vêm ao litoral para se divertir. Outras, no entanto, procuram as praias para o descanso e isso precisa ser respeitado?, disse.

continua após a publicidade

Dados da Polícia Militar revelam que, desde o início oficial da Operação Viva o Verão já são 13 os carros apreendidos por abuso no volume do som. Em Guaratuba, foram encaminhados para assinatura de termo circunstanciado nove condutores, dois na madrugada desta quinta-feira (28). Em Matinhos, foram dois casos e em Pontal do Paraná outras duas ocorrências. ?Em anos anteriores, quando iniciamos a Operação Sossego Público, a quantidade de ocorrências era maior. Veranistas e moradores estão mais conscientes?, disse o major Ronaldo.

A comunicação do abuso é feita à Polícia Militar através do telefone de emergência 190, mas também pode ser feita diretamente aos policiais militares que circulam pelos balneários a pé, em bicicletas, viaturas ou motos. Se o som é em carro, o veículo é apreendido e o condutor responde a termo circunstanciado de infração penal, que gera pena alternativa junto ao Juizado Especial Criminal. No caso de residências, o proprietário ou ocupante do imóvel é responsabilizado.

continua após a publicidade