Brasília – A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (18) a transferência de alguns presos que estavam na penitenciária estadual do Pará para o presídio de segurança máxima em Catanduvas, inaugurado em junho no Paraná. Por questões de segurança, o Ministério da Justiça não divulgou o número e a identidade dos presos que estão sendo transferidos.
O Pará é um dos nove estados que solicitaram transferência de presos para o presídio de Catanduvas. "Os presos que estão sendo transferidos do Pará com base na Lei de Execução Penal, que permite a transferência administrativa em caso de motim, em caso de emergência. Então, se faz uma transferência administrativa e se ouve depois o poder Judiciário. É ad referendum do poder judiciário", explicou o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, em São Paulo.
Inaugurada no dia 23 de junho, a unidade de Catanduvas é a primeira das cinco penitenciárias federais de segurança máxima previstas para serem construídas no país. Com capacidade para abrigar 208 presos de alta periculosidade, em celas individuais, a penitenciária de Catanduvas recebeu o primeiro preso no dia 19 de julho deste ano.
O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi transferido da Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal, onde estava desde março, para Catanduvas, em cumprimento a uma decisão da Justiça Federal.