Seis pessoas já foram presas na manhã desta quinta durante a Operação Guarany da Polícia Federal, realizada em quatro Estados do país. Foram presos Alexandre Assis Couto, Adriano de Almeida, Cristiano Juliano Dias, Éder José Del Vechio, Clézio Moraes Porte e Marco Antônio Bredariol. Além das prisões, foram apreendidos veículos, eletroeletrônicos, cheques e quantia em dinheiro.
A Operação Guarany – deflagrada nos Estados de São Paulo, Paraná Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, – tem o objetivo de desmantelar a quadrilha que atuava nos tráficos nacional e internacional de drogas. Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, foram mobilizados 65 policiais federais para o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão.
A investigação iniciou-se em fevereiro de 2007, com a apreensão de 50 kg de cocaína em Ribeirão Preto. Desde então, já foram presas 19 pessoas. De acordo com a PF, a droga era originária da Bolívia e Paraguai, e abastecia os mercados de Ribeirão Preto e região, com escoamento para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O volume comercializado da droga era estimado em 200 kg/mês.