Treze pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (11) durante a Operação Navegantes, pela Polícia Federal, no Rio Grande do Sul, suspeitos de envolvimento com crimes pela internet. Os integrantes da quadrilha têm idades entre 20 e 30 anos e faziam uso da rede social Orkut para se relacionar, trocar informações e aliciar novos colaboradores. Os 120 policiais federais estão cumprindo os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Barra do Ribeiro.
As investigações começaram em setembro de 2006, através de informações que apuraram a prática ilícita de uma organização criminosa que atuava através da internet. Os integrantes da quadrilha enviavam mensagens eletrônicas por e-mail (spam), induzindo as pessoas a instalarem em seus computadores programas espiões que capturavam senhas bancárias.
Com essas informações, os hackers realizavam transferências bancárias para contas de "laranjas", pagamento de títulos e compras pela internet, causando prejuízos estimados em mais de R$ 100 mil ao mês, contra cidadãos e instituições financeiras públicas e privadas. Os presos serão indiciados por interceptação informática não autorizada, furto qualificado e formação de quadrilha.