A Polícia Federal (PF) realiza hoje (15) operação para desmontar uma quadrilha envolvida com fraudes em incentivos fiscais administrados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A operação, chamada de Rio Nilo, está sendo realizada no Amazonas, São Paulo, Bahia e Alagoas.

continua após a publicidade

Cerca de 330 policiais federais cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão contra empresários, despachantes, servidores públicos da Secretaria da Fazenda de São Paulo e da Suframa.

Segundo informações do Departamento de Comunicação Social da PF, as empresas que participavam do esquema de fraude simulavam transações de compra e venda que geravam créditos tributários pelos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus. Os créditos eram compensados na Receita Federal e nas estaduais ou eram negociados comterceiros.

Outro tipo de crime, de acordo com a Polícia Federal, era praticado empresas transportadoras e despachantes, que pagavam vistoriadores da Suframa e obtiam os Protocolos de Internamento de Mercadoria Nacional (PIN) sem ter a carga vistoriada.

continua após a publicidade

Após procedimentos internos, a Superintendência da Zona Franca de Manaus descobriu que, nos últimos cinco anos, 11 empresas de São Paulo simularam remessas de R$ 343 milhões, que resultaram em prejuízo de R$ 18 milhões contra a Receita estadual paulista.