Policiais federais que participam da operação Canaã prenderam hoje o empresário Jairo Manoel da Silva Carvalho, integrante da diretoria do Clube dos Oriundos da Reserva e Reformados das Forças Armadas (Corrfa). Ele foi levado para a superintendência da Policia Federal na Praça Mauá no centro do Rio.
A operação foi desencadeada para cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão contra a instituição, que estaria operando com financiamento imobiliário sem autorização do Banco Central. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal. Ao todo, participam da operação 50 policiais federais que além da prisão do empresário em Santíssimo, zona oeste da cidade, fizeram a apreensão de documentos, cheques, contratos e um computador em uma casa de Campo Grande, na mesma região. Lá funcionaria um escritório do Corrfa.
A operação, iniciada pouco antes das 6 horas, continua no centro do Rio. Os policiais estão na sede da empresa que funciona na avenida presidente Vargas.
Há um mandado de prisão contra outro integrante da direção da empresa, mas segundo a assessoria da Polícia Federal, ele está foragido. As investigações sobre o funcionamento do Corrfa começaram em novembro do ano passado.