A Polícia Federal já prendeu 13 envolvidos em roubo de cargas e caminhões após o início nesta madrugada da Operação Copa. A ação ocorre na região de Campinas, a 96 quilômetros de São Paulo, e também nos Estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. A operação foi iniciada às 4 horas por 150 policiais federais que cumprem 25 mandados de busca e 16 mandados de prisão contra suspeitos de fazerem parte do esquema.
Os mandados serão cumpridos nas cidades de Jataí, em Goiás, Alto Araguaia, em Mato Grosso, Uberlândia, em Minas Gerais, e Sumaré, Porto Ferreira, Paulínia, Vinhedo e Americana, no interior de São Paulo. De acordo com a PF, o esquema da quadrilha era bem montado e contava até com um despachante para falsificar a documentação.
As investigações começaram em julho de 2006 como desdobramento de outra operação – Operação Rei da Sucata, deflagrada no início deste ano e levada a cabo a partir de investigações sobre uma quadrilha que desmanchava caminhões para venda de peças. A distribuição da carga roubada era feita por meio de galpões, transportadoras, atacadistas, postos de combustível e outros, utilizando notas frias para viabilizar a venda.