A Polícia Federal fechou hoje (25) 13 casas de bingo no Rio de Janeiro. A medida foi autorizada pela 6a Vara da Justiça Federal autorizou, em ação do Ministério Público. Participaram da ação 26 oficiais de justiça. Na operação, máquinas caça-níqueis e bingos eletrônicos foram lacrados e todas as atividades de bingo suspensas.

continua após a publicidade

A atual legislação federal não permite a exploração de bingos. Desde que as atividades nesses estabelecimentos foram proibidas, em 2003, algumas casas realizavam o jogo protegidas por liminares emitidas pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Tribunal Regional Federal. O Supremo e o TRF, no entanto, acolheram a tese do Ministério Público e reconheceram a irregularidade das atividades de bingo.

Ao comentar a operação, o procurador da República Luiz Fernando Lessa ressaltou as dificuldades enfrentadas para garantir o cumprimento da lei. Segundo ele, há outros bingos funcionando no interior do estado, mas o Ministério Público está atuando, buscando na Justiça, em outras áreas com jurisdição naquelas bases, meios para fechar essas casas.

"O problema são os bingos cuja existência é desconhecida, e esse cálculo está sendo feito paulatinamente. Não há como saber se hoje foi aberto um bingo em Madureira, por exemplo?,  afirmou Lessa.

continua após a publicidade

A ação original de proibição incluía 40 bingos. De 2003 pra cá, algumas casas foram fechadas, outras mudaram de nome e de endereço, enquanto novos bingos surgiam.

Caso outros estabelecimentos sejam flagrados em atividade, a Procuradoria da República deverá pedir uma nova ação de interdição.

continua após a publicidade