Polícia Federal desenvolve Operação Ouro Negro no PR e em MS

A Polícia Federal realiza nesta segunda (28) a Operação Ouro Negro para desarticular uma organização criminosa que atuava, principalmente, com contrabando na região do Lago de Itaipu. Segundo nota divulgada pela assessoria da Polícia Federal, a operação está sendo realizada no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a PF, as mercadorias eram compradas no Paraguai e estocadas em fazendas de brasileiros que residem no país vizinho, às margens do Lago de Itaipu. Os produtos eram transportados em barcos e balsas pelo Lago e, ao chegarem ao porto brasileiro, eram carregados por caminhões de pequeno e médio porte até os depósitos, normalmente localizados na zona rural. O transporte até o destino final era feito por caminhões de grande porte e carretas, e as mercadorias eram escondidas em fundos falsos.

As investigações tiveram início em outubro de 2005 e, desde essa data, a polícia já realizou 21 flagrantes relacionados à atuação desse grupo, resultando na apreensão de R$ 2,3 milhões em mercadorias. Para desarticular todo o esquema, 157 policiais federais cumprem hoje 29 mandados de prisão e 43 de busca e apreensão.

Segundo a assessoria da PF, os presos poderão responder por crimes de contrabando, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo