A Secretaria da Segurança Pública fechou acordo, nesta terça-feira (11), com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para a desocupação pacífica da fazenda Santa Terezinha, no município de Paranapoema, no Noroeste do Estado. Os cerca de 1.300 invasores que ocupam a área desde 2003 têm três dias para deixar o local, mas, já nesta terça-feira (11), alguns sem-terra começaram a sair da propriedade.
Segundo informações do 8.º Batalhão da Polícia Militar, o acordo foi fechado depois de horas de negociação entre os líderes do MST e a PM. Ao todo, cerca de 1.500 policiais participam da ação, que cumpre o mandado de reintegração de posse. Eles vão permanecer no local até a desocupação total da área.
De 2003 até hoje, a Secretaria da Segurança Pública já realizou 130 desocupações de áreas invadidas no Paraná. Em todas as áreas, as desocupações foram feitas sempre de maneira pacífica e sem nenhum tipo de violência. As negociações para a retirada dos invasores são sempre gerenciadas pela Comissão de Conflitos Agrários da Secretaria da Segurança, que realiza as reintegrações somente depois de ampla negociação, evitando sempre os conflitos e a violência.
Esta reintegração de posse marcará o cumprimento de 131 mandados judiciais. Em oito anos, o governo anterior realizou apenas 111 reintegrações.