O governador do Estado americano do Missouri, Matt Blunt, anunciou no ontem que dezenas de imigrantes ilegais com documentos falsos, empregados de uma empresa de zeladoria, foram detidos e o contrato com a companhia foi cancelado. Uma fonte no serviço de imigração disse que 25 pessoas foram detidas
Blunt disse que os imigrantes trabalhavam para a empresa Sam’s Janitorial Services, com sede em Oklahoma, que detém nove contratos para trabalhar em escritórios de Jefferson City, Columbia e Kansas City. Todos os empregados presos trabalhavam em Jefferson City, informou a assessoria de imprensa do governador.
Blunt disse que toda a relação de trabalho com a empresa foi suspensa. Ele pediu ainda que todas as agências estatais investiguem as empresas que prestam serviços para assegurar que os empregados possa trabalhar nos Estados Unidos. Os contratos com empresas que empregam ilegais devem ser suspensos. "Não podemos tolerar empregadores que empregam ilegalmente trabalhadores à custa de cidadãos que trabalham muito", disse Blunt durante uma entrevista coletiva.
O gerente de operação de manutenção, Vernon Morris, percebeu certas inconsistências nos documentos dos empregados e informou a polícia. Uma investigação de várias semanas terminou ontem, quando agentes da Agência de Vigilância de Imigração (ICE) com policiais locais detiveram os supostos imigrantes ilegais.