A Polícia Civil de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, prendeu cinco pessoas acusadas de envolvimento no assassinato de um rapaz, de 18 anos, e de uma criança, de apenas um ano e sete meses. Entre os presos está o suposto mandante dos assassinatos que, por enquanto, não terá seu nome revelado, e Valdir Fuhr, 45 anos, acusado de vender uma pistola calibre 22 e um revólver calibre 32 para os três adolescentes que teriam cometido o crime.
Os garotos foram encaminhados para o Serviço de Atendimento Social (SAS). Além dos dois assassinatos, eles feriram duas mulheres que estavam na casa no momento do crime. Os adolescentes foram encontrados no dia 18 de novembro (seis dias depois dos assassinatos), em um barraco, na invasão Nova Moradia, em Almirante Tamandaré. ?Estávamos em outra investigação, mas quando vi os garotos, percebi a semelhança que tinham com a descrição feita pelas vítimas que sobreviveram ao crime que chocou a cidade?, contou o delegado-titular de Almirante Tamandaré, Marcelo Lemos de Oliveira. Com eles foram apreendidos uma pistola importada, calibre 22, um revólver calibre 32 e 120 pedras de crack.
Segundo o delegado, outro fato chamou a atenção da polícia foi o calçado usado por um dos adolescentes. ?Uma das vítimas contou que um deles usava um tênis de marca famosa. Era o mesmo que o garoto apreendido estava usando?, disse Oliveira. Na delegacia, os garotos confessaram o crime para o delegado e também foram reconhecidos pelas vítimas. No depoimento, eles contaram que compraram as armas de Valdir Fuhr, 45 anos, que havia se mudado para um sítio em São João do Triunfo, a 120 quilômetros de Almirante Tamandaré. ?No dia 24 fomos até a cidade e o prendemos?, contou.
Além disso, os adolescentes acusaram um homem de ser o mandante do crime. Ele foi preso nesta quarta-feira (30). O nome do preso não será divulgado até que a polícia comprove sua participação. Mas o delegado já tem a informação de que os garotos receberiam R$ 500 pelas mortes. ?Ainda não temos certeza da motivação do crime. Há a suspeita de desavença entre vizinhos?, explicou o delegado.
Crime
No início da madrugada de 12 de novembro, duas pessoas foram mortas e outras duas foram feridas, em uma casa, em Almirante Tamandaré. De acordo com a polícia, os adolescentes invadiram a residência pelos fundos, entraram e chamaram por Anderson Alves, 18 anos. Alves não respondeu. Eles seguiram para a sala onde encontraram Alves, sua namorada, S.L., 17 anos, e filha dela, de apenas um ano e sete meses. Como o quarto estava escuro, os adolescentes disparam nos três. ?Nós sabemos que eles estavam atrás apenas do Alves?, disse Oliveira. O barulho acordou Dircelene Alves, 41, mãe do rapaz procurado. De acordo com o delegado, ela tentou reagir, e foi ferida a tiros e esfaqueada.