Policiais civis e militares do Paraná apreenderam mais de duas toneladas de maconha, na manhã desta quinta-feira (09), na divisa de São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia, na PR-497, a 55 km de Foz do Iguaçu, região Oeste do Estado. A apreensão é recorde neste ano no Paraná. A droga era transportada em um caminhão e o motorista Denival Gomes, 47 anos, foi preso. ?Recebemos uma denúncia anônima. Pedimos auxílio da PM, que realizou a apreensão sem problemas?, afirmou o delegado Antonio Carlos Brandão, da delegacia de Medianeira.
Com a denúncia, a polícia preparou a ação para apreender o caminhão. Por volta das 9h desta quinta-feira (09), policiais militares ficaram de prontidão, aguardando a passagem de um caminhão branco, marca Mercedes-Benz. Minutos depois, o caminhão passou e foi obrigado a parar pelos policiais. As duas toneladas e 340 quilos de maconha estavam sendo transportadas sem nenhum disfarce.
Segundo o delegado, a droga era levada de Foz do Iguaçu e deveria ser entregue em Corbélia, cidade próxima a Cascavel, onde provavelmente aconteceria troca de motoristas para transportar a maconha até outro Estado. Gomes foi preso em flagrante por tráfico e permanecerá preso na delegacia de São Miguel do Iguaçu.
Narcodenúncia 181
De acordo com o programa Narcodenúncia 181, 3.283 quilos de maconha haviam sido apreendidos em várias ações policiais desde o início do ano. Agora, o número salta para quase seis toneladas. No ano passado, foram apreendidos mais de 101 mil quilos de maconha e, em 2004, foram mais de 60 mil quilos da droga.
Como não há local para armazenar a droga, a Justiça de São Miguel do Iguaçu já autorizou a incineração de toda maconha. A destruição foi realizada no final da tarde desta quinta-feira (09), na unidade industrial de uma empresa, em Medianeira, cidade vizinha.