A ação faz parte da Operação Nacional das Polícias Civis (ONPC-1), desencadeada em todos os estados do país para prender homicidas. ?Fomos até o local para cumprir mandado de prisão contra Sinobercino Rodrigues de Almeida, conhecido como ?Xiru?, mas ele não estava lá. Porém, encontramos toda essa droga e duas pessoas que o auxiliavam na distribuição dos entorpecentes?, contou o delegado Paulo Roberto da Silveira, titular da delegacia de São José dos Pinhais.
Também foram apreendidos vários documentos de veículos em branco, munições, mixas (chaves falsas) para furtar veículos, inúmeras chaves de veículos, cartões de estacionamento de supermercados, dezenas de documentos de vítimas de furto ou roubo de veículos.
Segundo Silveira, a quadrilha roubava carros em Curitiba e região Metropolitana e levava para o Paraguai. Lá, os veículos eram trocados por drogas e trazidos para o Paraná novamente. ?José Duarte já foi considerado, na década de 90, um dos maiores ladrões de carros da capital. Hoje, ele rouba veículos para traficar?, completou o delegado.
A polícia contou que a quantidade de droga pura apreendida poderia reverter em mais de R$ 500 mil. ?As 290 gramas de crack, segundo o traficante, ainda renderiam aproximadamente 5 mil pedras e as 410 gramas de cocaína, depois de batizadas, renderiam mais de 3 mil papelotes?, disse.
José Duarte e Zeli serão indiciados por tráfico e associação para o tráfico e podem cumprir pena de cinco a quinze anos de reclusão. A polícia procura agora outros integrantes da quadrilha, especialmente ?Xiru?, acusado de ser autor de cinco homicídios.
José Luiz Lima Duarte é ex-presidiário e tem dezenas de passagens pela polícia, a maioria por roubo de carros. Zeli Gularte da Silva já havia sido presa pela Polícia Militar, em abril de 2006, junto com uma quadrilha que estava com diversas armas e um quilo de crack. Ela foi solta meses depois, pela Justiça.