Policiais militares da 1.ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental ? Força Verde apreenderam, nesta semana, cinco armas e 30 cartuchos que estavam em poder de caçadores em plena área de preservação de mata atlântica, na Serra do Mar, litoral paranaense. Dois homens foram detidos. Eles foram surpreendidos por policiais que fazia patrulhamento a pé, quando efetuaram disparos de arma de fogo.
De acordo com o cabo Antônio Carlos Corolo, o patrulhamento era feito na estrada de Canavieiras, perto da região conhecida como Candonga, no município de Morretes. Ele contou que os policiais ouviram cerca de 12 disparos de arma de fogo que vinham dos dois lados da estrada. Em seguida, fizeram um cerco e localizaram o primeiro caçador. Eliel Fernandes estava com uma espingarda e um rifle.
Na seqüência, numa segunda chácara, foi detido Genyr Domingos Barufi, que tentou fugir, mas foi detido. Ele confirmou que tinha usado a arma e tinha em mira um jacu, pássaro da região. As armas apreendidas com ele foram uma espingarda calibre 32 e um rifle calibre 22 com luneta. Os dois, que cuidam de chácaras na região, foram indiciados por disparo e porte ilegal de arma.
O cabo Corolo informou que eles não vão responder pelo crime de caça pois, embora um dos detidos tenha confirmado que estava tentando matar um animal, não houve apreensão de algum bicho abatido. Conforme o policial, Eliel Fernandes já tem pelo menos duas autuações pelo próprio Batalhão de Polícia Ambiental, por corte de árvores em área de preservação permanente, pelo que responde a processo.
Uma quinta arma foi apreendida pelos policiais abandonada numa das trilhas da região do Candonga. O dono, quando percebeu a presença dos policiais, largou a espingarda, calibre 32 e fugiu. O Batalhão de Polícia Ambiental ? Força Verde atua em todo o Paraná e, além das ações preventivas e de orientação, também recebe denúncias da população, que podem ser feitas pelo telefone 0800 643 0304.