Os dois candidatos melhor situados na disputa ao governo do Maranhão, Jackson Lago (PDT) e José Reinado (PFL), deflagraram uma guerra de pesquisas de intenção de votos às vésperas das eleições. Cada um dos levantamentos favorece o candidato que o encomendou. Pela primeira vez em 40 anos, o poder da família Sarney está, de fato, ameaçado.
A apuração feita pelo Instituto Performance, no início da semana, mostra o ex-prefeito Jackson Lago em primeiro lugar na preferência dos eleitores, com 44,9% das intenções de votos. O governador José Reinaldo aparece em seguida, com 35,6%.
A situação se inverte no levantamento do Econométrica, divulgado quarta-feira, que aponta Reinaldo na frente, com 45,5% dos votos e Lago com 42,9%. Na última pesquisa Ibope, o candidato do PDT está na frente, com 40%. O adversário do PFL tem 37%.
Os dois disseram ontem estar confiantes na vitória e prometeram trabalhar até o último minuto para conquistar os indecisos. O debate de anteontem não ajudou a mudar o quadro, pois não refletiu o clima da campanha. Os adversários falaram superficialmente de vários assuntos, mas nem as denúncias trocadas por Lago e Reinaldo pareceram consistentes.
Acordo
Neste ano, foi firmado um acordo entre o presidenciável petista Luiz Inácio Lula da Silva e o senador José Sarney para que o PT no Estado não prejudicasse o pefelista José Reinaldo. O candidato do partido ao governo, Raimundo Monteiro, não alcança 2% das intenções de votos, mas Lula é o preferido de eleitores e políticos maranhenses.
O candidato do PSB, Ricardo Murad, cunhado da ex-governadora Roseana Sarney, teve o registro impugnado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda assim, permanece na disputa enquanto aguarda o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar o caso.