O presidente do PMDB, Michel Temer (SP), confirmou, há pouco, ao deixar o Palácio do Planalto, após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o partido comandará cinco ministérios neste segundo mandato.
Michel Temer confirmou o nome do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) para o Ministério da Integração Nacional e as reconduções do senador Hélio Costa para a pasta das Comunicações e de Silas Rondeau para a de Minas e Energia.
Segundo Temer, o presidente Lula confirmou que o Ministério da Agricultura também ficara com o partido e revelou "simpatia" pela possibilidade de o deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) assumir a pasta. Apresentamos cinco nomes do partido ao presidente Lula como opção para o Ministério da Agricultura, pasta que Lula nos destinou e, destes nomes, o presidente viu com muita simpatia o nome do deputado Balbinotti, e nos pediu que trouxéssemos ele (Balbinotti) aqui no Planalto amanhã para um encontro às 10h30, antes da reunião do Conselho Político", disse ele.
Temer confirmou ainda que o novo ministro da Saúde será o médico José Gomes Temporão, também ligado ao PMDB.
O presidente do PMDB revelou ainda que todos os integrantes do PMDB que assumirão os ministérios tomarão posse na sexta-feira pela manhã. E acrescentou: O PMDB foi atendido integralmente em suas aspirações. O PMDB se considera satisfeito com a participação que tem no ministério, finalizou.
A assessoria do Palácio do Planalto informou que, por ora, não se manifestará sobre as declarações de Temer.