PMDB, PT e PSDB presidem nove comissões na Câmara

A distribuição das 20 comissões entre as bancadas partidárias foi feita hoje em reunião dos líderes partidários com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Além da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), principal comissão permanente, pela qual passam todos os projetos, o PMDB vai presidir a Comissão de Educação e a Comissão de Viação e Transportes. O PT e o PSDB também vão presidir três comissões cada um.

Até terça-feira da próxima semana, os líderes partidários indicarão os deputados de seus partidos que deverão ocupar as presidências das comissões escolhidas hoje. A instalação das comissões deverá acontecer na quarta-feira da próxima semana ou, no máximo, na quinta-feira. "Vamos começar após o Carnaval, com as comissões instaladas. Estamos em ritmo apropriado", afirmou Chinaglia, antes da reunião

A distribuição das presidências e a ordem de escolha das comissões é feita proporcionalmente ao tamanho das bancadas. Os petistas, segunda maior bancada, atrás apenas do PMDB, vão presidir a Comissão de Finanças e Tributação, a Comissão de Desenvolvimento Urbano e a Comissão de Direitos Humanos. O PSDB também terá três presidências: a da comissão de Ciência e Tecnologia, a da Comissão de Meio Ambiente e a de Segurança Pública. De acordo com a tradição, o PFL vai comandar a comissão de Agricultura. Caberá a um pefelista a presidência também da Comissão de Seguridade Social.

O PP vai presidir a Comissão de Minas e Energia e a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O PR ficou com a comissão de Desenvolvimento Urbano. O PDT vai presidir a comissão de Relações Exteriores, e coube ao PPS a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor. O PTB vai presidir a comissão do Trabalho, o PSB vai indicar o presidente da comissão de Turismo e Desporto e o PC do B comandará a Comissão da Amazônia. O PSC comandará a comissão de Legislação Participativa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo