“PMDB pode romper se governo não cumprir propostas”, diz Temer

Como a decisão do PMDB de aprovar a participação no governo de coalizão não foi de consenso, apesar de apoiada pela grande maioria dos peemedebistas, o presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), mandou um recado ao Planalto, ao encerrar nesta quianta-feira (30) a reunião do Conselho Político. "Se houver desvio das propostas, o PMDB não terá compromisso com o governo", disse, acrescentando que o acerto foi feito em cima de programa "para dar ao País um salto de qualidade". Mas se os compromissos com o PMDB não forem honrados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Temer deixou claro que voltará a convocar o partido para nova discussão.

O recado foi dirigido também aos setores do próprio PMDB que não concordam com o alinhamento do partido ao governo. Além do bloco de seis senadores que se declaram de oposição, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) anunciou que manterá sua posição de independência e condenou qualquer atitude do PMDB de participar do governo apenas para ser beneficiado com cargos. "O PMDB pode colaborar com cargos, mas não brigando por cargos e com um documento apenas de intenção. Mas com compromissos que incluem as reformas tributária, política, a ética e outros pontos indispensáveis para o País", disse.

Em seu discurso na reunião do Conselho Político, Pedro Simon, que antes tinha se reunido com o senador eleito Jarbas Vasconcelos (PE) – que ficará na oposição ao governo Lula – lembrou que, no primeiro mandato de Lula, o PMDB recebeu cargos no ministério, mas não teve nenhum poder de decisão nas pastas. Como senador independente, afirmou que não deixará de votar em favor do Brasil no plenário e conclamou o PMDB a obter um compromisso "sério" do presidente Lula. "O governo Lula deixou a desejar no campo da ética e da honestidade", afirmou, salientando que, além dessa mudança de comportamento, o governo precisaria encampar as reformas. "Se tudo isso for de mentirinha não vamos salvar governo nenhum", concluiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo