PMDB está com Lula e o PT também no Ceará

O PMDB anunciou hoje apoio à candidatura de José Airton Cirilo (PT) no segundo turno ao governo do Ceará. A figura de proa do partido, o senador e candidato derrotado ao governo Sergio Machado, é homem de confiança do tucano José Serra.

Mas as desavenças de Machado com o grupo do senador eleito Tasso Jereissati (PSDB), que apóia o tucano Lúcio Alcântara contra José Airton, falaram mais alto. Ex-aliados, Machado e Tasso estão rompidos desde os ano 90.

Com o apoio, o petista ganha força no interior do Estado, área antes dominada por Lúcio.

O PT vai para o segundo turno reunindo quase todos os partidos que lançaram candidatos ao governo. A exceção é o PTB, que anteontem anunciou o apoio a Lúcio.

O presidente do PMDB no Estado, deputado federal Eunício Oliveira, afirmou que toda a estrutura do partido usada no primeiro turno vai ser de José Airton no segundo turno.

“Quem venceu no primeiro turno foi a oposição. Por isso estamos juntos no segundo turno”, afirmou Machado. Ele teve 12,12% dos votos e foi o terceiro colocado. Lúcio teve 49,79% dos votos e José Airton teve 28,33%.

O PSB, que teve 7,38% dos votos com a candidatura de Welington Landim ao governo no primeiro turno, também já declarou apoio a José Airton.

Antes do anúncio, lideranças do PMDB e do PT se reuniram várias vezes, durante toda a semana, para negociar como será a participação do partido num eventual governo petista.

Segundo José Airton, se eleito, todos os apoiadores terão espaço em seu governo.

O prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães (PMDB), é a dissidência no partido e pode declarar apoio a Lúcio. “Ainda estamos negociando com ele”, disse o deputado estadual Manoel Duca da Silveira.

A decisão do PMDB foi apenas regional e, na disputa presidencial, os integrantes do partido foram liberados para apoiar quem quiser. A maioria, porém, já declarou votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Ainda não tem ninguém que represente o palanque Zé-Zé por aqui”, disse o peemedebista Iranildo Oliveira, referindo-se a uma possível chapa de apoio a José Serra (PSDB), a presidente, e José Airton, ao governo.

A chapa “Lu-Lu” (Lula-Lúcio) já existe e é defendida pelo candidato derrotado a presidente Ciro Gomes (PPS).

Durante a reunião de ontem, adesivos com o slogan “É Lula lá e José Airton cá” foram distribuídos entre os peemedebistas. Até mesmo Sergio Machado, que foi líder do PSDB no Senado com o apoio de Serra, usava um desses adesivos.

O prefeito de Iguatu, Edilmo Costa (PMDB), chegou a oferecer o município para um comício de Lula e perguntou a José Airton quando o petista visita o Ceará.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo