Cerca de 150 policiais militares desocuparam pacificamente nesta terça-feira a Fazenda Laranjeiras, em Rio Bonito do Iguaçu, região Sudoeste do estado. Esta é a segunda vez, desde o começo do ano, que a Fazenda Laranjeiras, pertencente do Grupo F. Slavieiro e Filhos Indústria e Comércio de Madeiras, foi desocupada. Em abril, 120 pessoas foram retiradas pacificamente do local. Esta é a 55ª desocupação de terra promovida pelo Governo do Paraná desde o início de 2004.

Segundo a Polícia Militar, cinqüenta integrantes do MST estavam no local no momento da desocupação. Entretanto, a PM estima que pelo menos outros cinqüenta invasores, que estavam no local, abandonaram o acampamento antes da chegada da polícia. A operação de retirada dos sem-terra começou às 7h e terminou às 13h. Cinco caminhões foram usados para transportar os pertences dos invasores. Segundo a Polícia Militar, em poucos minutos de conversa com os policiais, os integrantes do MST concordaram em deixar a área que ocupavam há três semanas.

A Fazenda Laranjeiras tem pouco mais de mil hectares. Parte da fazenda é usada para o reflorestamento de Pinus e outra é considerada área de preservação permanente.

continua após a publicidade

continua após a publicidade