A Polícia Militar promove o I Encontro Estadual da Patrulha Escolar Comunitária, com policiais e profissionais de outras áreas envolvidos no programa, além de representantes da Secretaria da Educação e Detran. O evento será realizado no Centro de Capacitação Faxinal do Céu, na cidade de Pinhão, de sábado a segunda-feira. O objetivo do encontro é trocar experiências já implementadas em alguns lugares e que possam ser aplicadas em outras comunidades escolares. "A intenção é melhorar cada vez mais o trabalho desenvolvido pela Patrulha Escolar e isso só é possível com avaliações periódicas", afirmou o coordenador do encontro, major César Alberto Souza.
A abertura do encontro será feita pelo coordenador estadual da Patrulha Escolar Comunitária e chefe da Casa Militar, major Anselmo José de Oliveira. No primeiro dia, os participantes assistirão à palestra sobre o tema "Abusos contra crianças e adolescentes ? direitos e deveres da criança e do adolescente", a cargo de Guilherme Zanina Schelb. Também serão debatidos, entre outros assuntos, a solução de conflitos, formas de atuação em situação de ato infracional, violência e criminalidade infanto-juvenil, além de palestras com psicólogos e orientadores de áreas ligadas à criança e ao adolescente.
Abrangência
Atualmente, o policiamento preventivo e ostensivo realizado pelos policiais militares que integram a Patrulha Escolar Comunitária atende Curitiba, municípios da Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cascavel. Conforme o coordenador operacional do programa, capitão Valdir Carvalho, os resultados já são mensuráveis. "Tivemos redução média de 30 a 35% das ocorrências policiais nas escolas e em seu entorno, o que significa dizer que os estudantes e a comunidade escolar estão tendo mais tranqüilidade", afirmou.
A intenção do governo do Estado é levar a Patrulha Escolar a outras cidades do Estado. Além de rondas nas proximidades das escolas, os policiais treinados para atuar nesta modalidade de policiamento fazem palestras a alunos e seus familiares, reforçando sempre a necessidade de atuação conjunta para a solução dos problemas. A Patrulha Escolar Comunitária faz parte da implantação da filosofia de policiamento comunitário colocada em prática no Paraná. "O policial atua como consultor de segurança e ganha em proximidade com as pessoas por ele atendidas", comentou Carvalho.