Mais 10 mil crianças concluíram o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Paraná. A formatura aconteceu na manhã desta terça-feira, em frente ao Palácio Iguaçu. "A Polícia Militar do Paraná, as nossas escolas e os nossos professores mostram num projeto como esse a verdadeira face da polícia e do sistema de ensino paranaense. A face solidária, que trabalha no processo cultural e se dedica em profundidade na formação das nossas crianças", disse o governador.
Durante a cerimônia, os alunos, de escolas públicas e particulares, em juramento, prometeram a si próprios, aos familiares e aos demais presentes que não pretendem se envolver com as drogas. "A Polícia Militar entrega à comunidade mais 10 mil crianças com o espírito de cidadania engrandecido. São crianças que estão todos os dias dizendo não às drogas e a outras formas de violência", afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Antonio Pancotti. Com esta formatura, a Polícia Militar já contabiliza quase 400 mil crianças atendidas pelo Proerd em todo o Paraná. Atualmente, o programa é desenvolvido em escolas de 164 municípios do Estado.
Para Requião, a prevenção é mais eficiente do que a repressão quando o objetivo é combater o uso de drogas. "A repressão é uma coisa tola. Tem que haver uma consciência em relação aos prejuízos que as drogas causam. A nossa educação deve se dirigir para a cidadania, que significa aprender deveres e direitos", afirmou o governador, que esteve acompanhado da primeira dama do Estado, Maristela Requião, secretários de Governo, deputados, vereadores e diversas autoridades.
A solenidade realizada no Palácio Iguaçu concentrou, num só evento, o maior número de alunos formados desde a implantação do programa. Além de receberem o diploma de conclusão do curso do Proerd, as crianças puderam assistir a um desfile militar onde estavam presentes vários segmentos da Polícia Militar. Elas ainda puderam ler as redações escolhidas pela coordenação do Proerd como aquelas que se destacaram entre as milhares de redações feitas pelos estudantes que terminaram o curso neste semestre. As escolas que tiverem interesse em contar com as instruções do Proerd podem entrar em contato com a Polícia Militar.
Aulas
O Proerd é um programa com duração de um semestre letivo. O público alvo são as crianças matriculadas nas quartas-séries do Ensino Fundamental. Uma vez por semana o professor sai de cena e quem entra na sala de aula é o policial militar fardado. "São instrutores que passaram por uma formação específica e que estão ali para ajudar a sociedade na construção de um futuro melhor", comentou o coordenador estadual do Proerd, coronel Daniel Alves de Carvalho.
O objetivo do Proerd é levar às crianças entre 9 e 12 anos, à comunidade escolar e aos pais dos alunos um sistema de prevenção contra atitudes violentas e contra o uso indevido de drogas. O Proerd é considerado o maior programa de prevenção primária do mundo. Teve início nos Estados Unidos, em 1983, e chegou ao Brasil em 1992. A Polícia Militar do Paraná implantou o programa em 2000. No primeiro semestre as atividades eram realizadas em 94 escolas de 11 municípios. Hoje, o Proerd está presente em 164 municípios paranaenses.