PM desocupa fazenda em Quedas do Iguaçu

A Polícia Militar do Paraná desocupou, nesta quarta-feira, a Fazenda Três Elos, em Quedas do Iguaçu, pouco mais de 24 horas depois que ela havia sido ocupada por um grupo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A desocupação foi feita depois de acordo estabelecido entre a PM e o grupo que liderava os trabalhadores rurais. De acordo com a Comissão de Mediação de Conflitos Agrários da Secretaria da Segurança Pública, todo o processo foi pacífico.

A fazenda foi ocupada na madrugada de terça-feira por cerca de 100 pessoas. Entre elas estão sem-terra que não receberam lotes no assentamento que está sendo implantado pelo Incra na área da Araupel e também por ex-assentados que não preenchem os requisitos do Instituto para conseguir novos lotes, seja por já terem recebido e vendido lotes em assentamentos ou por terem pendências judiciais.

Depois da saída dos sem-terra, a PM revistou a área e encontrou um trator e duas motosserras que haviam desaparecido com a ocupação.

A Comissão de Mediação de Conflitos Agrários informou também que já está em negociação com os líderes das famílias sem-terra que invadiram a Fazenda Dona Hilda, em Quedas do Iguaçu, para que deixem a área pacificamente. Enquanto a negociação é realizada, a PM já elabora o plano para a desocupação da área.

Nesta terça-feira, a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, cumpriu, dois mandados de reintegração de posse nas fazendas Formiga, em Missal, a 80 km de Foz do Iguaçu, e também na Tamoio, que fica em Tamarana, a 40 km de Londrina. As duas desocupações aconteceram pacificamente. Ao todo, desde 2003, são 110 cumprimentos de mandados de reintegração de posse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo