A Polícia Militar do Paraná desarticulou, em menos de quatro dias, duas quadrilhas responsáveis por seqüestros-relâmpagos em Curitiba. Cinco pessoas estão presas, mas há informações de que mais pessoas estão envolvidas com este tipo de ação. Dos cinco presos, três são foragidos de delegacias e dois têm mandados de prisão. De acordo com o tenente Fernando Klemps, do 17º Batalhão, que comandou a equipe que efetuou uma das prisões, é importante que pessoas que tenham sido vítimas deste tipo de ação procurem as delegacias onde os acusados estão presos para fazer o reconhecimento.
Nesta segunda-feira, quatro homens foram presos no município de Pinhais, na Região Metropolitana, pelo 17º Batalhão. Dois deles, Mirailton Martins das Neves, 23 anos, e Marcelo Cícero das Neves, 27 anos, possuem mandado de prisão expedido pela Justiça de Sumaré, no Estado de São Paulo. Alvino dos Santos Moraes, de 22 anos, é foragido da delegacia de Matinhos, no litoral do Estado. Também foi preso Edélcio de Souza Pires, de 21 anos. Eles estavam com um revólver calibre 38 e uma pistola 765.
A vítima desta quadrilha tinha sido abordada no centro da capital, no momento em que conversava com um amigo pelo telefone celular, que foi quem acionou a Polícia Militar. Este informou que, aparentemente, seu amigo estaria sendo vítima de algum tipo de violência. A vítima, proprietária de um veículo Pólo, tinha deixado o celular ligado e, por este motivo, o amigo conseguiu perceber o que acontecia do outro lado da linha. A partir das informações repassadas aos atendentes do 190, a Polícia Militar iniciou um trabalho de busca através das placas dos veículos, que resultou na prisão do bando.
Os quatro foram encaminhados à delegacia de Pinhais para as providências legais. O tenente Klemps informou que eles já haviam sacado R$ 1.000,00 de duas contas da vítima e se preparavam para fazer o terceiro saque e desistiram porque a fila na agência estava grande. "Quando estavam retornando para o veículo deram de cara com a nossa viatura e foram presos em flagrante", contou o oficial.
Na noite da última sexta-feira policiais militares do 13º Batalhão fizeram a abordagem ao carro de uma vítima no momento em que a mesma estava sendo ameaçada com uma arma apontada para a cabeça. O segundo ladrão estava dentro de um caixa eletrônico tentando sacar o dinheiro. Foi preso quando deixou a agência. Adriano Francisco Tortora, de 29 anos, que era quem estava no carro, é foragido da delegacia de Irati. O outro preso na mesma ocorrência é Fabiano da Silva, de 23 anos. As informações repassadas pelos oficiais da Polícia Militar dão conta que mais gente faz parte do grupo deles. Os dois ainda fizeram ironias ao descobrir que a vítima era advogado, pedindo que os defendessem.