A Polícia Militar prendeu dois homens que tentavam trazer do Paraguai 644 quilos de maconha em uma lancha, no Lago de Itaipu. José Ezequiel Machado, 39 anos, e Manoel Lindomar de Souza, 49, foram presos em flagrante por tráfico de drogas.

continua após a publicidade

Além da droga e da lancha, foram apreendidos também o Gol placa CRP 3053, que seria utilizado para o transporte da droga no Brasil, e uma carreta para o transporte do barco.

A prisão foi realizada quando policiais militares da 2ª Companhia de Itaipulândia, que patrulhavam com uma lancha o Lago de Itaipu, avistaram Machado fazendo a travessia. Os policiais deram ordens para que o homem parasse a embarcação para que ela pudesse ser revistada. Sem reagir, Machado parou a lancha e os policiais encontraram a maconha embalada em plásticos.

Os policiais descobriram que uma pessoa estaria esperando o carregamento na margem do lago. Outra equipe, em terra, seguiu até o Porto de Saquarema, onde encontrou Souza, que esperava a chegada da lancha para carregar o veículo com a droga e distribuí-la no Brasil.

continua após a publicidade

Machado era pescador credenciado no Lago de Itaipu. Ele e Souza foram autuados por tráfico de drogas. A Polícia Militar encaminhou-os, juntamente com o material apreendido, para a Polícia Federal de Foz do Iguaçu.

Patrulhamento

continua após a publicidade

A Polícia Militar tem um destacamento exclusivo para patrulhar a região do Lago de Itaipu. A intenção deste policiamento é evitar que mercadorias roubadas no Brasil atravessem a fronteira com o Paraguai. Para isto, eles fazem o policiamento em terra e em água.