A Polícia Militar acompanhou, nesta quarta-feira (12), a saída dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST) da fazenda Santa Terezinha, no município de Paranapoema, no Noroeste do Estado. A Secretaria da Segurança Pública fechou acordo, na terça-feria (11), com os invasores que prometeram deixar o local até o final da tarde desta quinta-feira (13).
Segundo informações do 8.º Batalhão da Polícia Militar, durante esta quarta-feira, parte das 1.300 pessoas que ocupam a área desde 2003 retiraram seus pertences do local e deixaram a propriedade. Ainda de acordo com a polícia, a saída dos integrantes do MST ocorre de maneira pacífica e ordeira. Ao todo, cerca de 1.500 policiais participam da ação que cumpre o mandado de reintegração de posse. Eles vão permanecer no local até a desocupação total da área.
De 2003 até hoje, a Secretaria da Segurança Pública já realizou 130 desocupações de áreas invadidas no Paraná. Em todas as áreas, as desocupações foram feitas sempre de maneira pacífica e sem nenhum tipo de violência.
As negociações para a retirada dos invasores são sempre gerenciadas pela Comissão de Conflitos Agrários da Secretaria da Segurança que realiza as reintegrações somente depois de um processo de ampla negociação, evitando sempre os conflitos e a violência. Esta reintegração de posse marcará o cumprimento de 131 mandados judiciais. Em oito anos, o governo anterior realizou apenas 111 reintegrações.