Neste momento, os deputados debatem em plenário a Medida Provisória 285/06, que possibilita a renegociação de dívidas de até R$ 50 mil para pequenos e médios agricultores.

continua após a publicidade

O deputado Ronaldo Caiado (GO), vice-líder do PFL, defendeu o adiamento da discussão. Segundo ele, é preciso esperar o pacote agrícola anunciado pelo governo para o próximo dia 25. "É necessário saber o que vem por aí, porque metade do orçamento do Ministério da Agricultura foi contingenciado ontem", alertou Caiado. O requerimento de retirada de pauta da MP, apresentado pelo PFL, está agora em processo de votação nominal.

Protestos de agricultores

continua após a publicidade

Segundo o deputado Ronaldo Dimas (TO), vice-líder do PSDB, a agricultura nacional vive um momento de crise que atinge pequenos, médios e até grandes produtores. "Eles não conseguem bons preços para seus produtos", afirmou.

Já o 1º vice-líder do PT, deputado Fernando Ferro (PE), rebateu críticas da oposição a atos "truculentos" da polícia contra produtores rurais que bloquearam estradas no País em protesto contra a crise no setor. "Quando o MST ocupa estradas, algumas pessoas dizem que é baderna; mas, quando são os latifundiários, essa atitude é classificada como exercício da cidadania", afirmou.

continua após a publicidade