Plano Nacional de Segurança será apresentado a Lula na próxima semana

Rio de Janeiro – O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania será apresentado na próxima quinta-feira (31) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi dada nesta quinta-feira (24) pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, durante visita à comunidade da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio.

Tarso Genro foi recebido na sede da Central Única das Favelas (Cufa) pelo rapper MV Bill e assistiu a um vídeoclipe  sobre a vida e os problemas dos jovens da Cidade de Deus. A comunidade ficou conhecida mundialmente após ser retratada em um filme com o mesmo nome e continua sendo palco de confrontos e tiroteios entre traficantes e policiais.

O diretor-executivo da Cufa, Anderson Quak, considerou positiva a visita de Tarso Genro. ?É de grande importância que alguma pessoa, integrante de um governo, que não seja a polícia armada, propriamente dita, se aproxime da favela para dialogar. Porque aqui a gente fica a mercê das balas, da violência, e nunca a mercê do diálogo?.

O ministro adiantou para as cerca de 200 pessoas que lotaram o auditório da Cufa o plano que o governo federal vai lançar para reduzir os índices de violência. ?Vamos desencadear um novo projeto de segurança pública para o país. É um trabalho lento, difícil e complexo, porque as expectativas que se têm, quando se fala em segurança pública, é mais polícia, mais balas, mais carros, mais violência. Como se as questões de segurança pudessem ser resolvidas usando violência contra violência?.

O ministro afirmou que só haverá redução nos índices de criminalidade, e segurança para todos os cidadãos, quando forem atingidos os motivos que determinam o crime. ?As causas são as faltas de oportunidades, escolas, arte e futuro para os jovens?.

Tarso Genro admitiu que o plano não vai resolver os problemas de segurança em curto prazo. ?As melhoras vão ser lentas, mas serão verdadeiras e profundas. A força policial que o Estado tem vai ser usada para que a segurança pública seja um patrimônio de todos os cidadãos e não de uma elite que se separa da sociedade, que se divide pelos muros, pelo poder aquisitivo e pelo preconceito?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo