O secretário municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (10) com Patrícia Servilha, sócio-consultora no Brasil da Chias Marketing, considerada uma das melhores empresas de consultoria de marketing de todo o mundo, com sede em Barcelona, Espanha. Atendendo solicitação de Carvalho, Patrícia apresentou proposta de um plano estratégico de marketing para Curitiba na área de turismo. A Chias Marketing é responsável pelo programa Aquarela do Brasil desenvolvido pelo Ministério do Turismo.
Carvalho acredita que Curitiba precisa de um projeto de apresentação e divulgação para consolidar a região como um roteiro turístico no País. "Não temos mar ou neve, mas temos uma cidade que é referência mundial da área de meio ambiente, conhecida pela qualidade de vida e com uma ótima infra-estrutura para o turismo de negócios e eventos. Temos que potencializar isso", disse Carvalho.
O presidente da Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux, João Luiz dos Santos Moreira, que participou da reunião, se propôs a intermediar junto ao governo federal a viabilização de recursos que possam contribuir com a Prefeitura de Curitiba para a contratação da empresa espanhola. O projeto tem ainda o apoio da presidente da Associação Brasileira dos Centros de Convenções e Feiras, Margareth Caron Sobrinho Pizzatto, que esteve presente no encontro.
A consultora da Chias Marketing diz que Curitiba tem uma imagem boa no mercado, principalmente na área de eventos. Mas, para ela essa imagem é global. "Falta trabalhar a especificidade do turismo na cidade", diz.
O plano de marketing apresentado pela consultoria prevê três fases. A primeira delas é a de diagnóstico, fazendo pesquisas de opinião com os turistas, com o trade e o mercado. A segunda fase é destinada para discussões com o trade para definições de estratégias. Este trabalho é feito com a equipe da Prefeitura de Curitiba, para capacitação de pessoas que possam levar o projeto à diante. A última etapa é a de definição de ações a serem desenvolvidas.
Segundo Patrícia, todo esse trabalho pode ser desenvolvido entre quatro e seis meses até que o projeto possa ser colocado em prática.
A Chias Marketing desenvolve projetos de marketing em vários países. No Brasil, além do Aquarela do Brasil, a empresa criou os planos do Parque Nacional da Floresta da Tijuca (RJ), do Estado da Paraíba e do São Paulo Convention & Visitors Bureau.