Rio – Os critérios do Plano Nacional de Controle de Pesagem de Veículos devem estar concluídos até o fim deste mês, segundo anunciou hoje (9), no Rio de Janeiro, o ministro dos Transportes, Sérgio Paulo Passos. Para ele, essa iniciativa vai melhorar tanto a segurança dos transportadores como as condições das estradas brasileiras. Pelo plano, serão definidos por todo o país os locais para instalação de postos fixos de pesagem de veículos que transportam cargas.
"O nosso objetivo é fazer que com que o transporte rodoviário de cargas do Brasil, que hoje ainda representa cerca 60% da matriz de cargas do país, possa operar de maneira eficiente", afirmou Passos, durante solenidade, na sede do BNDES, de lançamento do programa Procaminhoneiro, que estabelece linha de financiamento para estimular a renovação da frota nacional de caminhões.
Segundo o ministro dos Transportes, até o fim de junho, as estradas do país vão contar com sete novas balanças fixas para pesagem de veículos. A expectativa é a de que até o fim do ano outras 18 sejam implantadas. "Com essas ações, o Brasil poderá se colocar nas mesmas condições das nações mais desenvolvidas que efetivamente controlam o peso dos veículos, garantindo a segurança de quem opera os transportes e conferindo maior durabilidade às estradas", disse Passos.