O programa de Planejamento Familiar da Prefeitura de Curitiba oferece aos usuários da rede municipal de saúde, desde 2000, todos os métodos anticonceptivos existentes, inclusive laqueadura e vasectomia, que são as opções definitivas para evitar a gravidez. A capital é uma das poucas cidades do país que oferece as cirurgias de laqueadura e vasectomia pelo SUS. O programa é uma vertente do Mãe Curitibana, de atendimento à gestante e ao bebê.

continua após a publicidade

No primeiro semestre deste ano, foram realizadas no SUS Curitiba 690 vasectomias e 655 laqueaduras. No mesmo período de 2004, foram 460 vasectomias e 826 laqueaduras. "Não há fila de espera para as cirurgias", informa o coordenador do Mãe Curitibana, Edvin Javier Bozza.

Segundo Javier, chama atenção o aumento das vasectomias, que se tornou a escolha preferida da maioria dos casais atendidos pelo programa de planejamento familiar.

A média anual é de 1.500 cirurgias, em cada procedimento. No ano passado, foram 1.573 laqueaduras e 1.365 vasectomias. O método definitivo é indicado para homens e mulheres com mais de 25 anos e dois filhos. A preferência pela vasectomia, avalia o médico Edvin Javier, é atribuída ao menor risco da cirurgia e à garantia do resultado, além da possibilidade de retorno rápido ao trabalho.

continua após a publicidade