Pais dormindo na porta da escola. Filas intermináveis em busca de vagas na rede pública. Cenas comuns, nesta época do ano, em várias cidades do país. Na rede municipal de ensino, em Curitiba, isso não acontece mais desde 2002. O motivo tem um nome: planejamento.

O processo de cadastramento dos novos alunos, que este ano foi feito em setembro em todas as 164 escolas da rede, permitiu que o município antecipasse o planejamento para atender à demanda da comunidade, viabilizando a construção de escolas e a ampliação da rede já existente.

Dos dias 30 de agosto a 17 de setembro, a Secretaria Municipal da Educação fez uma grande campanha de divulgação convocando os pais de novos alunos a cadastrarem seus filhos. Neste período, foram cadastrados 15.083 alunos que, no ano que vem, vão freqüentar pela primeira vez as turmas de pré-escola e 1ª Etapa do Ciclo I (1ª série) das escolas municipais de Curitiba.

“Esta previsão da demanda faz com que a Secretaria Municipal da Educação planeje e antecipe as ações. Isso faz com que toda a comunidade tenha a segurança de que todas as crianças terão acesso à educação fundamental, um direito constitucional de responsabilidade do município”, diz a diretora do Departamento de Informações da SME, Sueli Fischer.

O cadastramento foi feito pelos pais ou responsáveis que compareceram à escola mais perto de casa para realizar o procedimento. Uma simples visita a uma escola pública, certidão de nascimento da criança e uma conta de luz residencial foram suficientes para assegurar o acesso do filho.

Todas as 15.083 crianças cadastradas terão vaga garantida pela Prefeitura em 2005. Além da vaga, este planejamento vai garantir o acesso a uma escola próxima da casa onde a criança mora. Através de um programa desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) os cadastros já estão sendo georeferenciados. Assim, nas regiões onde a demanda for maior, a Prefeitura pode se antecipar e criar novas vagas com a ampliação de salas de aula nas escolas.

Só no ano passado, com o planejamento antecipado da distribuição de vagas da rede municipal, foram ampliadas 27 salas de aula que permitiram a abertura de 1.620 novas vagas nos locais com maior demanda. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 164 escolas e um total de 113 mil alunos matriculados no ensino fundamental. Para o próximo ano, estão sendo oferecidas 21.300 vagas, sendo 16.000 na pré-escola e outras 5.300 na primeira etapa do ciclo I (1ª série). Além disso, há a oferta de 15 mil vagas para a primeira etapa do Ciclo 1 aos alunos que já estão freqüentado a pré-escola da rede municipal.

Matrículas

Os pais de alunos novos para Pré-escola e 1ª etapa do Ciclo I, devem procurar a escola onde foi feito o cadastro entre os dias 3 e 12 de novembro, para receber o comunicado e efetivar a matrícula de seu filho.

“É importante lembrar que apenas o cadastro feito em setembro não garante a matrícula da criança. É preciso que os pais compareçam à escola no início de novembro para confirmar a vaga”, explica Sueli Fischer.

Quem não fez o cadastro em setembro, deve procurar a escola mais próxima de sua casa entre os dias 22 e 26 de novembro. Mesmo nestes casos, a Prefeitura garante a vaga do alunos, embora não possa garantir que a criança será matriculada na escola de preferência dos pais.

Para os alunos novos nas demais séries, as transferências irão acontecer de 1 a 10 de dezembro. Para isso, basta que os pais procurem a escola mais próxima com os documentos de transferência do aluno. Para os alunos que já estão na rede municipal, a rematrícula é automática.

Serviço

Matrículas para alunos novos que fizeram o cadastramento (Primeira etapa do Ciclo 1 e Pré-escola) – De 3 a 12 de novembro na escola onde foi feito o cadastro.

Matrículas para alunos novos que NÃO fizeram o cadastramento (Primeira etapa do Ciclo 1 e Pré-escola) – De 22 a 26 de novembro nas escolas municipais

Transferência de alunos novos para as demais séries – De 1 a 10 de dezembro nas escolas municipais

Alunos que já estão na rede municipal – Rematrícula é automática

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