A Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto confirmou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assistiu a uma cópia pirata do filme "2 Filhos de Francisco", dirigido por Breno Silveira, no trajeto de Moscou a Brasília, no último dia 18 de outubro. Segundo a secretaria, o DVD "não oficial" foi exibido no Aerolula por uma "falha na ajudância de ordens", grupo de militares que dão assistência ao Presidência da República que foi "devidamente advertido".
A secretaria não contava, na noite de hoje, com informação sobre um eventual pedido de desculpas ao diretor e aos irmãos Zezé di Camargo e Luciano, responsáveis pela produção e cujas vidas foram retratadas no filme. Apenas lembrou que o presidente Lula costuma assistir a DVDs nacionais nos seus trajetos em avião e que as cópias "chegam à Presidência por iniciativas dos respectivas autores".
Apesar da advertência aos responsáveis, o caso deixa o governo Lula em uma situação embaraçosa. As ações de combate à pirataria têm sido aprofundadas pelo governo, à esteira das reações dos produtores nacionais e principalmente das pressões dos Estados Unidos, que consideram tais iniciativas tímidas e ineficientes. Neste ano, Washington chegou a ameaçar com a retirada do Brasil entre os países beneficiados pelo seu Sistema Geral de Preferências (SGP), que permite a redução de tarifas de importação para uma série de produtos, por conta das medidas insuficientes de combate à pirataria.