O ministro da Defesa, Waldir Pires, afirmou que o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, "faltou com a ética na relação institucional". Ele se refere à declaração de Nardes feita ontem dizendo que Pires teria dito a ele que só com muita reza para dar tudo certo nos aeroportos neste final de ano. "Creio que nas relações institucionais deveria haver condutas mais respeitáveis", afirmou Pires. Ele explicou que Nardes pediu uma audiência com ele para apresentar o relatório que vai ser votado hoje pelo TCU sobre a crise aérea.
Segundo o ministro da Defesa, Nardes o informou que o relatório atribuía à falta de recursos os problemas nos setor aéreo. A avaliação foi rebatida por Pires, que já afirmou que em 2005 não houve contingenciamento e que neste ano de 2006 também não há cortes de recursos. O ministro da Defesa disse ainda que o governo tem tomado todas as medidas necessárias para resolver a crise, entre elas o retorno de controladores aposentados e a abertura de concursos para novos controladores. "Eu disse para Nardes que as providências estavam sendo tomadas", afirmou Pires.
Ele explicou que Nardes o questionou sobre o Natal e ele respondeu que o governo estava fazendo a parte dele e "se Deus quiser tudo vai correr bem". Pires disse que ao falar de ajuda de Deus estava falando como cristão, sem deixar de assumir a responsabilidade de fazer a sua parte.